EFACEC

O projeto EFACEC tem uma história centenária que começa em 1905 com a inauguração de “A Moderna, Sociedade de Serração Mecânica de Madeiras”, e que acompanha as grandes transformações da industrialização, da engenharia e do desenvolvimento tecnológico adaptando-se a um mundo em mudança permanente.

Em 1917, esta pequena empresa encontrava-se na vanguarda da tecnologia Portuguesa, produzindo os primeiros motores elétricos fabricados em Portugal. Em 1921 é fundada a Electro Moderna, Lda. (EML), constituindo a base de arranque da Empresa Fabril de Máquinas Elétricas, S.A.R.L. (1948). Com o capital distribuído entre a Electro Moderna, a ACEC (Ateliers de Construtions Électriques de Charleroi), a CUF (Companhia União Fabril) e outros acionistas, a empresa centrou a sua atividade no desenvolvimento industrial, comércio, instalação e reparação de material elétrico e mecânico e em outras atividades acessórias. Em 1957, a empresa, expande a sua capacidade tecnológica e industrial iniciando a produção de Transformadores de Potência.

A empresa assume a designação oficial de EFACEC a partir de 1962. Entre 1966 e 1973, a EFACEC vê crescer duas vezes e meia a sua área fabril e seis vezes o seu volume de encomendas. A EFACEC assume em 1973 a posição maioritária nas ações da JORRO (empresa produtora de bombas hidráulicas) e mais tarde, em 1979, incorpora-a absorvendo todo o seu know-how e capacidades. No ano de 1976, a EFACEC faz história terminando o seu primeiro transformador trifásico de 420 kV e 315 MVA, com 450 toneladas de peso, esta passa a ser a maior unidade trifásica construída em Portugal. No mesmo ano arranca a sua atividade na área dos Sistemas de Tração.

Na história mais recente da EFACEC (2014), a empresa avançou para uma reestruturação significativa, em especial a nível internacional, reorientando o seu foco de negócio e de mercados. Além do redimensionamento da sua estrutura internacional, a estrutura nacional também sofreu modificações significativas. A EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A. integra hoje a EFACEC Power Solutions, S.G.P.S., SA e foca a sua atividade em duas áreas de negócio: Transportes e Engenharia (Contracting e Ambiente). A EFACEC Engenharia e Sistemas SA utiliza maioritariamente tecnologia própria, desenvolvendo os seus próprios produtos, serviços e soluções, introduzindo sistematicamente características inovadoras, e cooperando com um grande número de instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e também Internacional.

As suas atividades são extremamente relevantes para a sociedade, estando presente nos sectores que apresentam os maiores desafios no futuro, nomeadamente o Ambiente, a Energia e os Transportes. A EFACEC Engenharia e Sistemas é certificada segundo a ISO 9001:2000, ISO 14001, OHSAS 18001, tendo sido uma das empresas pioneiras na implementação de um Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI) certificado segundo a norma NP 4457:2007. A empresa está organizada em duas Unidades de Negócio, nomeadamente a área de negócios de Engenharia (Contracting e Ambiente) e a Unidade de Sistemas de Transporte.