Universidade do Porto

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior. Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior berço científico de Portugal, a UPorto é uma instituição empenhada em traduzir em mais valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 15 escolas e mais de 50 centros de investigação.

A UPorto conta com, aproximadamente, 32 mil Estudantes e 2400 professores e investigadores, assim como 1600 membros de staff nas suas 15 escolas e 60 unidades de investigação científica, localizadas em 3 campos universitários na cidade do Porto. É na UPorto que se move a mais rica comunidade académica de Portugal, resultado do encontro dos melhores estudantes do país com um corpo docente e científico altamente qualificado e um número crescente de estudantes, docentes e investigadores internacionais. Tudo isto num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência académica, científica, mas também social e cultural. Em 2014, a UPorto acolhia mais de 30.000 estudantes 50% em estudos de pós-graduação. Fazendo da abertura à comunidade e ao tecido empresarial um dos seus vértices estratégicos, a UPorto é também um importante motor de desenvolvimento económico, social, cultural, e científico no Norte de Portugal e no país em geral. É por isso que não se limita a formar profissionais. Cria líderes, potencia inovadores, encoraja empreendedores, em resumo, forma pessoas que podem fazer a diferença na comunidade.

É essa atitude que a Universidade projeta cada vez mais para o resto do mundo. Atualmente, a UPorto é a mais internacional das universidades portuguesas, fruto de uma estratégia que contempla laços de cooperação com centenas de instituições do ensino superior dos quatro cantos do planeta. A ambição passa por afirmar a instituição entre as 100 melhores universidades do mundo até 2020.

FEUP

A Faculdade de Engenharia (FEUP) é a maior das 15 escolas que constituem a Universidade do Porto, com mais de 8000 estudantes, 63 cursos e perto de 600 professores e investigadores em 9 Departamentos de Engenharia: Civil, Eletrotécnica e de Computadores, Física, Industrial e Gestão, Informática e Computação, Mecânica, Metalúrgica e de Materiais, Minas e Geoambiente e Química. A sua missão é formar engenheiros ao nível dos mais elevados padrões internacionais e desenvolver investigação de excelência.

A Faculdade coopera estreitamente com instituições de renome como a Agência Espacial Europeia (ESA), a IBM, Microsoft e a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), assim como com universidades de topo como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade do Texas em Austin (UTA) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU). Estes laços de cooperação contribuem para a modernização dos seus cursos, levando em consideração não só as necessidades dos muitos stakeholders portugueses e estrangeiros, como também as diretrizes de instituições tais como a Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenheiros (FEANI) ou a Conference of European Schools for Advanced Engineering Education and Research (CESAER).

As suas Unidades de Investigação, com sólidas parcerias internacionais, desenvolvem investigação de excelência, contribuindo para que os seus estudantes estejam aptos a conceber, desenvolver, implementar e operar sistemas complexos com vista a gerar valor acrescentado num ambiente de sustentabilidade social e profissional. Professores e investigadores estão ativos em 20 unidades de I&D nacionais, oito das quais receberam a classificação “Excecional” ou “Excelente” na última avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A FEUP está localizada num Ecossistema de Inovação, em que a forte presença das engenharias, das ciências da saúde e do empreendedorismo se revela altamente propícia ao processo de inovação. Aqui encontra-se também instalado o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), estrutura fundamental de apoio à transferência de conhecimento entre a universidade e o mercado.